quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estudo pra Crianças, intermediários e Adolescentes




EBD - ESTUDO PARA AS CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES PARA O DIA 26.08.2012


3ª AULA
ASSUNTO: A GRAÇA DE DEUS NA VIDA DO EGÍPCIO
Texto: I Samuel 30:1-16
Data: 26/08/2012

OS PROFESSORES DEVERÃO LER OS TEXTOS INDICADOS, A FIM DE CONHECEREM BEM A HISTÓRIA.


Texto base: I Samuel 30:11 a 16

Estamos estudando sobre a graça de Deus manifesta na vida do homem; E vimos também sobre a maneira como diferentes pessoas foram salvas e como Deus usou servos para que essa bênção chegasse a cada um.

Já aprendemos que a graça é um favor que nós não merecemos, mas pela misericórdia de Deus ele nos concede: Uma família e salvação, como fez com Rute; a cura para Naamã, seguida de salvação, e agora vamos ver como a graça de Deus vai se manifestar na vida do homem egípcio.


DESENVOLVIMENTO

DAVI SALVA O EGÍPCIO.

Davi tinha uma vida cheia de lutas, porque estava ainda fugindo de Saul, o rei mau que queria matá-lo. Ele amava o povo de Israel e quando os via com problemas ia socorrê-los.

Um dia Davi, que estava morando na terra dos filisteus, voltou para a sua cidade, Ziclague, e quando chegou, juntamente com os homens que estavam com ele, soube de uma notícia triste: Os amalequitas levaram cativas as mulheres e todos os que estavam na cidade, “porém a ninguém mataram, nem pequenos, nem grandes; tão somente os levaram consigo pelo seu caminho e Davi e os seus homens vieram à cidade e eis que estava queimada a fogo e suas mulheres e seus filhos e suas filhas eram levadas cativos.”.


DAVI CHORA COM O POVO

O coração de Davi ficou tão triste que ele e os companheiros choraram até não terem mais força. Ver as mães, os filhos saindo de suas casas cheias de alegria, para se tornarem escravos, presos pelos amalequitas, gente que ia explorá-los.

Era mesmo triste.

Hoje o inimigo faz o mesmo: Tira mães dos lares e torna suas vidas a serviço do mundo e elas nem pensam mais na sua alma e no carrasco que é o mundo.

E as crianças, intermediários, adolescentes e jovens? O inimigo quer fazer o mesmo com eles, assim como homens que abandonam o lar, deixando os filhos tristes, abandonados.

Apresenta os vícios, tóxicos, filmes imorais, até torná-los presos de tal forma, que muitas vezes não conseguem sair.


DAVI É VENCEDOR

Davi parou de chorar, levantou-se e foi libertar aqueles coitados acorrentados pelo inimigo. Antes de tudo consultou ao Senhor: “… Perseguirei eu esta tropa?
Alcançá-la-ei? E o Senhor respondeu: Persegue, porque de certo a alcançarás e tudo recobrarás”.

Com esta promessa Davi seguiu atrás deles.


DAVI ENCONTRA O EGÍPCIO

Bem, agora entramos na história do egípcio.

Davi foi com seus homens e caminhando, atravessaram um ribeiro onde 200 homens ficaram para trás de cansados que estavam e 400 foram com Davi.

Nesta caminhada encontraram um homem caído no campo e pegando-lhe o trouxeram a Davi. Pelas roupas viram que não era um amalequita, nem um israelita, mas era um egípcio. Estava desfalecido, quase morto.

Davi disse: – Vamos dar pão; ele está faminto. Vamos dar água, coitado, está sedento, vai morrer.

Temos passas, figos secos? Temos sim. Ninguém viaja sem esses alimentos, porque eles dão força, tem açúcar natural. O homem comeu passas de figos e dois cachos de passas de uva.

Olhem! Ele está se mexendo! Ele está vivo, seu espírito voltou. Vamos agora saber o que aconteceu.

Antes vamos mostrar a vocês o significado de tudo isto: Davi representa o Senhor Jesus. Cheio de compaixão por um homem caído, sem alimento por três dias.

Três dias falam de esperança e ao fim dos três dias ele, que representa o homem sem Deus, pecador neste mundo, encontra o Salvador.

Jesus é o pão da vida.

Jesus é a água da vida.

Assim é que o egípcio reviveu. Assim é que cada criança, adolescente, jovem, adulto, enfim, “… todos pecaram e destituídos (caídos) estão da glória de Deus”. Romanos 3:23.

Depois a pasta de figos, ele recebeu o alimento doce que cura, que dá sustento.

Foi feito com Jesus como a essa massa, pois ele foi esmagado pelo peso do nosso pecado.

O egípcio experimentou aquela doçura quando estava à morte e nós também recebemos o Senhor Jesus que nos dá saúde. As uvas falam da mesma maneira.

Quando secas, é que mostram sua doçura. Nosso alimento é igual ao que Davi deu ao egípcio.

O Senhor Jesus também deu pão, água, passas de uva e figo.
Hoje saímos do chão e estamos de pé.


O EGÍPCIO FALA

Sou servo de um homem amalequita. Adoeci e o meu senhor, o amalequita, me abandonou. Atacamos uma cidade, pegamos o melhor e tocamos fogo para destruí-la.

Então perceberam o que aconteceu ao homem egípcio? É o mesmo que acontece com quem é servo do inimigo. Ele não tem piedade. Se estiver fraco, doente ele não ajuda, ainda abandona, deixa caído para morrer. É o que ele faz. Pega um adolescente, ou jovem, oferece a ele o pecado e quando ele está destruído, sabe que a morte virá e o inimigo quer isso mesmo.

A Palavra diz que ele veio roubar, matar e destruir (Jo 10:10).

O Senhor Jesus veio para dar vida e vida em abundância (com fartura).


SABEDORIA DO EGÍPCIO

Davi pergunta: Sabes para onde eles foram? Podes me guiar até eles?

O egípcio respondeu: Sei e poderei guiá-lo. Agora ele trabalha para Davi.

Mas, agora que eu conheci um bom senhor, não me matarás. Promete-me?

Assim o egípcio, agora servo de Davi, guiou-os até onde estavam os exércitos inimigos de Davi, que, chegando lá, os encontrou bebendo, dançando e espalhados por toda parte. Houve uma batalha e como Deus havia prometido, deu a vitória a Davi e assim ele trouxe o seu povo de volta para seus lares.


CONCLUSÃO

Nós vimos a diferença que os servos de Deus, cheios de sua graça, trataram o egípcio e vimos como o dono do escravo egípcio o tratou, abandonando-o doente no meio do caminho.

É preciso refletir sobre a quem escolher para servirmos, porque como foi dito no texto acima, o inimigo não tem compaixão, não tem a graça, ele tem a desgraça, o contrário da graça de Deus.

Nós pertencemos ao bom Senhor, a Jesus, que nos deu a vida eterna.
Não! Não queremos outro Senhor.

O adversário não nos dominará. Vamos viver eternamente com Jesus, nosso Senhor.


Hino: Quero viver para sempre com Jesus

Lembrar do hino: Eu quero andar sempre com Jesus.

_____________________________

2 comentários:

  1. PDS,ISSO É BOM PORQUE OUTROS PENSAM NOS ESLAYDES E SE ESQUESEM DO TESTO BASE.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns serva pela iniciativa. Minha esposa também é professora e tinha muitas dificuldades em seguir um roteiro, agora com sua ajuda ficou mais fácil.
    Continue, aprimore pois, sem dúvidas, seu blog é uma benção. E olhe sou um Diácono e aprovo o seu trabalho que, além de didático, está dentro do texto base passada pelo satélite.
    Uma sugestão: passe sugestões de lembrancinhas.
    Abraços,
    Somos da Área de Contagem

    ResponderExcluir